Se não pode com eles…

Eu não costumo falar mal das coisas nem palpitar sobre propaganda neste blog (para quem não sabe, sou formada em publicidade e propaganda), mas hoje vai ser um dia de exceção. O Estadão acaba de lançar uma campanha “contra” blogs. Com o tema “Por onde você tem clicado, hein?” a campanha estereotipa blogueiros como fracassados, não qualificados e esquisitos.

Justo agora que a blogueira aqui começava a achar que esta imagem estava mudando, que as pessoas estão entendendo que blogs podem ser meios de comunicação com conteúdo de qualidade, um jornal de grande porte como o Estadão dá uma bola fora dessas. E o equívoco é tão grande que os anúncios julgam o conteúdo que a pessoa produz pela sua aparência. Como se todo mundo que fosse talentoso também devesse ser lindo e cool.

Não sei quanto a vocês, mas eu acho que, se não pode com eles, junte-se a eles. É o que grandes jornais e portais estão fazendo. A postura adotada pelo Estadão diante dessa realidade tem cheiro de medo. Pois nesse mundo virtual o que faz com que alguém ou alguma empresa seja bem sucedida, não são os seus relacionamentos ou o seu diploma (coisa que grande parte dos blogueiros possui) e sim o que realmente deveria importar: o talento, o empenho e a capacidade de evolução de cada um.

Pronto, falei. 🙂

 

Abaixo, o papelão do Estadão:

 

Criação: Talent

Para ver o resto da campanha e a opinião de outro blogueiro, acesse o Brainstorm 9.

Blogs que já se manifestaram:

Petitpois, Balbúrdia, Pensar Enlouquece, Eduflabs e muitos outros. Veja todo o barulho aqui.

Anúncios

51 Respostas to “Se não pode com eles…”

  1. Edu Says:

    Deve ser porque as asneiras e desmandos que eles produzem são constantemente desmascarados por blogueiros, que estão realmente derrubando a credibilidade da mídia…

  2. junior Says:

    Luiza, a imagem está mesmo mudando. E é exatamente por isso que eles “atacaram” com essa campanha, cada um tem sua estratégia, uns, como a folha, veja e globo, obrigam seus colunistas a manterem “blogs” pra não perder a onde, outros querem fazer a onda quebrar.
    Beijos e bom final de semana pra ti

  3. Andrea Augusto Says:

    Nossa, nunca pensei que os blogs causariam tanto medo assim!
    Comecei a blogar em 2001 e li muito gente desprezando, achando que seria mais um modismo, depois webdesigners e afins com a natural perda de trabalhos devido as facilidades que o blog oferece e agora isso.
    Nunca achei que blog fosse um modismo, mas também não previa que tomariam o espaço que tomaram e com muita competência e a maior prova disso são matérias como essas.
    Que pena! Viemos para ficar! rsss

    abrs e parabéns pelo blog!
    Andrea

  4. Loiana Says:

    Eles não querem concorrência na net!
    Mas q porcaria de campanha.
    A mídia mais uma vez despresível.

    (confesso q os cartazes da campanha deles ficaram bem criativos)

  5. Lefebvre Says:

    O Estadão não entende nada de publicidade. Lembro que eles colocaram a tal Fernanda Young num comercial, e agora tem a audácia de falar mal dos Blogs? Deixa eu ver se entendi, a Fernanda pode, uma pessoa que nem escrever direito sabe, mas blog não?

    Eu despediria essa agência de publicidade.

  6. TiG® Says:

    Pior que eles tem blogs com conteúdo bem questionável. Coloquei até dois exemplos no AdRulez.

  7. Renata Ruiz Says:

    Confesso que não esperava isto de um grande jornal..
    Que mentalidade tacanha esta!
    Acho que eles precisam rever os conceitos que eles tem dos blogs. Há muitos blogs com um conteúdo excelente feito por pessoas competentes.
    Eles continuam com este esterótipo de que quem faz blog não sabe o que falar. Eles estão muito enganados… e pelo visto, muito atrasados!

  8. Tânia Carvalho Says:

    São hostís sim, mas esse medo tem fundamento, estão perdendo campo. Não estão aceitando a evolução das coisas. A Internet veio para ficar. O desespero deles é parecido com o do Elton John à pouco. Os blogs motivam a liberdade na expressão de idéias. Promovem a inclusão de pessoas comuns no mundo da comunicação e informação. Isto é evolução!
    :))

  9. … eles precisam rever seus conceitos. « Moda para usar Says:

    […] o post do Favoritos e toda a repercussão na […]

  10. Anderson Says:

    Gente, mto medo do ESTADÃO e desse ponto de vista antiquado. Mas cada um faz o q pensa e eles só estão tentando agradar a um nicho do mercado (q ainda existe, infelizmente) que acha que internet rima com nerd. Mas será que essa jogada não é uma grande bola fora?
    P.S.: sem querer ser chato, ‘exceção’ é com Ç (3a linha). Adoro o seu blog! Como vc consegue tantas coisas maravilhosas? Abs!

  11. mi Says:

    Sinceramente, pra mim essa polêmica com a campanha do Estadão é “much ado about nothing.” Quem lê blogs tem discernimento suficiente pra separar o joio do trigo. A propósito, e daí, se for o Fredão dando as dicas de como agradar as mulheres? Se elas funcionarem, beleza! Achei até divertida a campanha, e acho válido o ponto de que devemos ter cuidado com o que se lê na internet (ou em qquer lugar), seja blogs, jornal, livros (principalmente de auto ajuda!), revistas (principalmente de dietas!), etc…

  12. Luiza Voll Says:

    Anderson, valeu pela correção, tinha ficado mesmo na dúvida! 🙂

  13. Wendell Raphael Says:

    Clap-Clap-Clap!

  14. André Says:

    Parabéns pelo post!

    Não tinha visto ainda a campanha, e, certamente, concordo com vcs blogueiros. Jogo baixo!

    Façam MESMO muito barulho!

    BJO LU

  15. André Says:

    Abusaram da criatividade (pq, vendo agora, a campanha está realmente criativa e engraçada) … mas nada inteligente na venda do produto.

    A agência vacilou em comprar uma briga dessas…

    Quem a campanha está chamando de idiota, na verdade, são quem eles “esperam” fisgar com essa campanha: os “possíveis” leitores do estadão. (que não conseguem reconhecer a qualidade do que lêm??)

    NOTA ZERO

  16. acidez Says:

    haha
    Não tinha visto isso ainda… E olha que eu tinha uma visão diferente sobre o estadão, mas acho que foi mais no intuito de promover o jornal (como sempre) e mostrar que o único lugar que você encontra “informações confiáveis” é no jornal. Eu discordo e acho que qualquer pessoa que faça comunicação também. Podem ser confiáveis mas altamente distorcidas, enquanto em blogs você encontra analises mais neutras e profundas, mas claro há exceções. É de fato uma boa propaganda, o que me preocupa é como quem ler interpretará…

  17. Oficina de Estilo » Blog Archive » nossos looks no sacolão e mais fotos Says:

    […] à tudo que acontece fora do Sacolão – incluindo a mega polêmica (aqui, aqui e aqui) da campanha do Estadão contra os blogs (ãhn?!??) – a gente foi trabalhar assim, bem […]

  18. Kicha Says:

    Tu falou em aparência… seria legal colocar a foto do “Fredão” aí ao lado das fotos do Bill Gates e do Steve Jobs na faculdade.

  19. http://fragmentosvirtuais.blogspot.com Says:

    Certamente tem blogs com conteúdos estranhos por aí, mas no geral acho super válido ver o posicionamento, opiniões e “furos de reportagens” de que não está atrelado ao jornalismo convencional.

  20. didi Says:

    É, jornal impresso não rima mais com sucesso.

  21. Bruno Costa Says:

    Na boa? Eles antes de terem bolado uma campanha nessa direção deveriam ter parado pra pensar que até grandes jornalistas como William Wack, Zeca Camargo e Ricardo Noblat, por exemplo, também tem blogs integrados ou não às empresas para as quais trabalham… Essa bola fora vai ser esquecida rapidamente porque não condiz com a realidade…

  22. Diniz Neto Says:

    Os blogs são conquistas que multiplicam a liberdade de opinião e expressão. São o novo, o que veio e o que virá.
    Os velhos meios, com os seus velhos clichês, precisam se reescrever, redimensionar, para não acabar, como a máquina de escrever, o mimeógrado (hehehehehehehe), o telex etc.
    Não surpreende o ataque do velho jornal, mas impressiona o muro dos criativos que toparam a bola fora.
    Vamos em frente, prabéns pelo blog, viva a liberdade de viver, pensar e expressar!

  23. Caroline Says:

    Afff
    nota zero pra eles 0
    tem coisas que eu vejo no seu blog que vão aparecer uns dois meses depoisnas revistas e jornais do pais , tipo o lance da ponte de vidro lá do grand kenion.
    como diz o Antônio
    A verdade é acida, e o kibe é crú.

    Seu blog é lindo

    :***

  24. Guga Barbosa Says:

    A raposa e as uvas, né?
    Parabéns pelo blog. Também postei minha opinião no meu blog, mas vejo isso tudo como um tiro do jornal bem no meio d’água.

  25. Reis Says:

    Como eu disse, não foi (apenas) a generalização presente nas peças, mas o jogo sujo de tentar limar “o concorrente” para ganhar espaço, como se os blog’s fossem concorrentes de alguma coisa. O Estadão entrou definitivamente no século XVI.Abraços

  26. rickbandeirante Says:

    O Estadão, que tem algumas passagens memoráveis em sua história centenária, podia ter ficado sem essa mancada. Já tinha ouvido o comercial no rádio, com um arroto que me fez duvidar se “aquilo era mesmo coisa do Estadão”… Uma pena…

  27. Biel Says:

    Não se preocupe com isso TALENTO, INTELIGÊNCIA E FAVORITA VC JÁ É …
    UM SUPER BEIJO.
    ps: vc não precisa provar nada pra ninguém, suas atitudes já dissem e as sua são THE BEST

  28. Fábio Dias Says:

    Infelizmente rótulos ainda estão em alta.
    Mas uma coisa é certa, seu blog é muito bom, e como não podia ser diferente,
    está favoritada por mim no blogblogs, só tive uma dificuldade de te favoritar a partir do blog, quando puder coloque o link de adicionar aos favoritos por aqui. Caso tenha colocado e eu não tenha visto (pode acontecer, e sempre acontece hehehe) desconsidere 😉

    Boa Noite.

    Continue com o bom conteúdo.

    (Z!)

  29. Luciana Says:

    Tô contigo!
    Vi e achei a coisa mais ridícula.
    Num primeiro passo achei como “vontade de aparecer”, depois como “blogs são uma ameaça”… Enfim… nenhuma delas realmente fundamentada.
    Só pude concluir que, ao invés de ganhar, eles perdem uma boa parte do seu público que é blogueiro e que lhe dão créditos em citações…
    Eu, por exemplo, tirei o link do estadão do meu blog como fonte…
    Que não é, e nunca será, um blog de notícia… mas o blog, no meu ponto de vista, é a concretização da liberdade de expressão… e o estadão pisou FEIO no tomate!

  30. TOM Says:

    Voll
    Esquenta com isso nao..
    Seu blog comanda!

  31. silvia Says:

    nossa que absurdo. não existe campanha publicitária mais baixa do que a desse tipo que implica em preconceito. Péssimo! Mais péssimo ainda porque parte de um jornal como o Estadão. O que será que os jornalistas do veículos estão pensando sobre essa propaganda, já que muitos deles também possuem blogs? Ou será que a “empresa Estadão” vai proibir, ou já proibiu, seus funcionários e/ou colaboradores de terem blogs…

  32. Arthurius Maximus Says:

    Nada como o bom e velho “cagaço”!
    Eles já sentiram que a importância dos blogs está crecendo como influência de opinião e estão tentando desbancar essa situação (que já aconteceu na Europa e nos EUA). Contudo, acho que será um tiro no pé. Pois ao invés de tirarem proveito da interatividade que poderiam obter com os blogs (convidando alguns blogueiros para publicar artigos em espaços no jornal, por exemplo) eles escolhem partir para a briga através da desmoralização. Quem lê sabe (já dizia o anúncio de outro grande jornal); e não se deixará levar por esse tipo de coisa ridícula e infantil.
    Coisa de mal perdedor. Parece que se esquecem que, eles mesmos, patrocinam diversos blogs de seus repórteres e colunistas. Apenas eles serão sérios?

  33. Ju Sampaio Says:

    Nossa. Nem me fale dessa campanha. Além de burra, na contramão da história, é totalmente preconceituosa e careta. O que me impressiona é a gente saber quantas pessoas têm que concordar pra uma campanha ir pro ar: a dupla, a direção de criação, o atendimento, o cliente…. Ninguém percebeu o quanto isso é escroto?! Desânimo.

  34. Otavio Almeida Says:

    É lamentável essa campanha (e postura) do Estadão… Parabéns pelo post!

  35. carlos medeiros Says:

    Olá, venho ao seu blog através do Technorate, depois Animot, depois palanque do Blackão. É assim que funciona a rede…

    Sobre os ataques do Estão, nós incomodamos porque desmascaramos todos os dias, o jornalismo potoqueiro da grande mídia brasileira.
    Incomodamos porque a credibilidade ética da noticia produzida pelos “profissionais” da grande mídia, não está tão crível assim.

    Meu blog, com todas as bobagens amadoras escritas, recebe em média 300 visitas/dia do Brasil e do Mundo, segundo os robos que monitoram as visitas. Para mim, isto prova que a cada dia aumenta o interesse das pessoas em ler mais blogs e menos jornais.
    Um abraço e parabéns.

  36. carlinhos medeiros Says:

    Ops! onde lê-se “Estão” é “Estadão”, o autor da maior bobagem do século.

  37. Márcio Says:

    Mandou bem Luiza! Abração.

  38. Lucinha Says:

    é simplesmente lamentável….

  39. Glauco Sabino Says:

    Nossa, falou bem e bonito!!! 🙂

  40. Eliezer Cardoso Says:

    Sobre a campanha do Estadão contra os blogueiros…

    Que tal os blogueiros se unirem a fazerem uma campanha de contra-ataque? Mais ou menos assim: “Um Jornal que apoiou a ditadura seria o seu jornal?”, ou, ainda; “O que você faria se o seu jornal fosse contra a liberdade de expressão?”. Logo ao lado das frases uma foto de alguém fazendo algo bem destrutivo com o jornal O Estado. O que acham? Podem copiar – se acharem legal – a minha idéia… Fiquem a vontade. A flecha foi lançada! Segura Estadão!

  41. Estadão metendo os pés pelas mÃOs « Lu Terceiro Says:

    […] 16th, 2007 in Sharing the knowledge, digital world, art Eu nem ia falar sobre, porque muito já se comentou por ai, e melhor do que eu faria. Pensava na campanha na segunda-feira, quando o Link, […]

  42. Urls Sinistras » Blog Archive » A Macaca Reunida… Says:

    […] Se não pode com eles…. […]

  43. Alguém chegou até meu comentário? Says:

    Concordo em parte.
    Tenho um blog, não tenho conhecimento nenhum dos assuntos que escrevo e ainda tem gente que lê e acredita… hehehe
    Mas não quer dizer que um jornal não possa ter gente desse tipo….
    Não é exclusividade dos jornais terem notícias de credibilidade.
    Existem escritores-blogueiros muito bons por aí….

  44. Campanha « Publisamba e Propagode Says:

    […] no blog Favoritos, e depois no Brainstorm, outro dia (aliás, há muitos dias atrás, mas só agora animei comentar) […]

  45. Lara Says:

    Deve ser porque as asneiras e desmandos que eles produzem são constantemente desmascarados por blogueiros, que estão realmente derrubando a credibilidade da mídia…

  46. juliana Says:

    como faze uplad das fotos?

  47. jarlânia Oliveira Says:

    Como faço para mantermeus cabelos cacheados sempre compridos e sem volume?

  48. carla Says:

    VC É FEIOOOOOOOO

  49. Margarida Arsenio Says:

    Teno 52 anos de idade, como técnico que devo fazer com os meus cabelos, depois de bonitos regista-se uma queda de cabelo em cima no tamanho de uma moeda não cai parte-se que me leva a fazer um corte . estou desesperada porque tenho muito cuidado com os meus cabelos e vaidade. Qual o tratamento eficaz . espero uma solução

    Guida/Cabinda

  50. joziele Says:

    nossa eu pedi pra fazer uma montagem e não veio bosta nenhuma

  51. A visÃO do estadÃO « Graffiti Says:

    […] Minha mais nova assinatura e blog de cabeceira é o “Favoritos“, da Luiza Voll. Chique-simples e de muito bom gosto. Foi lá que fiquei sabendo d’uma absurda campanha do Estadão contra os blogs: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: